Ursula Mead, profissional americana de mídia e tecnologia, criou o aplicativo InHerSight, uma plataforma para as mulheres denunciarem atitudes sexistas no ambiente de trabalho. De forma completamente anônima, os funcionários têm a chance de denunciar e classificar seu ambiente de trabalho. Com isso, ela espera recolher informação suficiente sobre as práticas de uma empresa para fornecer aos empregadores um feedback substancial e dar aos futuros empregados uma boa ideia sobre o ambiente de trabalho.
O aplicativo é bastante simples. Usuários, independente do seu sexo, poderão simplesmente avaliar seu local de trabalho de várias maneiras, que vão de folgas remuneradas (incluindo maternidade e licença adotiva), a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, representação feminina na liderança de cargos altos, a satisfação salarial, atividades sociais e meio ambiente, iniciativas de bem-estar, entre outras. Os usuários também podem deixar um comentário sobre se eles acreditam que é possível “ter tudo” no seu local de trabalho.
Ursula diz que com esse aplicativo as mulheres estão sendo ajudadas a tomar decisões profissionais importantes, como por exemplo aceitar um emprego novo, graças às avaliações deixadas no site. Ajuda também os empregadores a traçarem uma nova estratégia de igualdade entre gêneros, como forma de atrair novas profissionais e manter as que já possuem.
Milhares de usuários já avaliaram várias empresas famosas. Você tem como opção deixar comentários escritos. Algumas avalições são muito interessantes, tal como a dessa funcionária do Google: “Google está certamente tentando muito arduamente deixar todos os seus funcionários bem à vontade. Eu vi vários colegas de trabalho ganharem semanas ou até meses de licença parental (muito mais em licença paternidade do que maternidade, principalmente porque é um ambiente de trabalho dominado por homens). Eu vi salas para mães em praticamente todos os prédios que eu estive. A carga horária é muito flexível. Você pode ficar “trabalhando no trabalho”, o que é preferível do que trabalhar de casa, mas se você tem uma necessidade razoável de às vezes ficar em casa, geralmente não tem problema. E, embora ocorram problemas isolados, todos que eu tenho falado sobre igualdade de gênero, em geral, têm sido extremamente solidários e fazem o seu melhor para ser útil.” – Veja mais sobre as avaliações do Google em: http://www.inhersight.com/company/google#sthash.BU9K79rr.dpuf
Outras avalições não foram tão simpáticas, tal como essa da IBM: “Cada local tem sua própria cultura. Em nossa empresa a cultura difundida é: Olhe para o grande equilíbrio entre vida profissional e pessoal que estamos te oferecendo! Mas você perde pontos se tentar se aproveitar disso. As salas de descanso são encantadoras, têm sistemas de jogos e mesas de air hockey que apenas acumulam poeira. Os microondas trabalham duro porque quase todo mundo trabalha durante o almoço. Então, não, eu não acho que você pode ter tudo na IBM. – Veja mais sobre avaliações da IBM em: http://www.inhersight.com/company/ibm#sthash.205oIJuh.dpuf
Por enquanto o InHerSight, está disponível apenas para seis países (Austrália, Canadá, Irlanda, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido), mas aguardemos para que logo seja possível uma interação em outras localizações.
Links: InHerSight: http://www.inhersight.com
Deixe uma resposta